sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Comunicação - A Chave dos Líderes para o Sucesso

COMUNICAÇÃO – A CHAVE DOS LÍDERES PARA O SUCESSO
Por Dr. John C. Maxwell
Tradução: Fabio Rosa.

Por toda a minha vida, eu abri a porta do meu carro inserindo uma chave metálica em uma fechadura física. Agora, eu posso destravar as portas e dar partida no carro apenas apertando um botão. Parece mágica para mim, mas é na verdade uma simples aplicação da ciência.

Abertura de portas e partida sem o uso de chaves tornam-se possíveis quando um transmissor no seu chaveiro comunica-se com um receptor de rádio dentro do carro. Duas condições são necessárias para que essa comunicação ocorra: 1) o transmissor deve ser ajustado para a mesma freqüência do receptor, e 2) o transmissor deve enviar uma mensagem codificada de forma única, a qual o receptor foi programado previamente para reconhecer.

A comunicação funciona, no âmbito dos relacionamentos, como um “sistema de abertura sem chaves”. Ela pode abrir a mente de um empregador, a carteira de investidores, e os corações de quem amamos. Comunicadores talentosos parecem mágicos quando tecem e transmitem suas idéias. Entretanto, assim como no conceito de abertura sem chaves, uma boa comunicação depende de duas habilidades simples: “contexto” e “entrega”. O contexto sintoniza o líder na mesma freqüência da sua audiência. A entrega permite ao líder formular mensagens numa linguagem que a audiência possa compreender.

Enquanto exploramos os conceitos de contexto e entrega, vamos nos basear no livro de Steven K. Scott, O Homem Mais Rico que Já Viveu. Neste livro, Scott oferece comentários sobre as palavras do Rei Salomão, o homem mais rico da História. Reconhecido por sua sabedoria, os escritos de Salomão são repletos de conselhos a respeito de comunicação eficaz.

CONTEXTO

Escute Antes de Falar

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.” ~ Provérbios 18:13

Conquiste o direito de ser ouvido, ouvindo os outros. Procure entender cada situação antes de fazer qualquer julgamento. Como o filósofo grego, Epiteto, observou, “Nós temos dois ouvidos e uma boa, para que possamos ouvir duas vezes mais do que falar.”

Compreenda a Natureza Humana

Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.” ~ Provérbios 12:18

Palavras são poderosas, e podem levantar ou destruir aqueles que as escutam. Independentemente da sua audiência ou da via de comunicação, os seguintes princípios permitem que você comunique-se construtivamente. As pessoas são inseguras. Líderes podem prover auto-confiança demonstrando que acreditam e confiam nas habilidades de uma pessoa.
As pessoas querem sentir-se especiais. Líderes conquistam um seguidor leal quando são generosos com cumprimentos e demonstrações de apreço. As pessoas estão procurando por um futuro melhor. Os líderes inspiram através de uma visão otimista e palavras de esperança. As pessoas são egoístas. Os líderes aprendem a motivar quando começam a falar para as necessidades das pessoas.

Seja Emocionalmente Atento

O que canta canções para o coração aflito é como aquele que despe a roupa num dia de frio, ou como o vinagre sobre salitre.” ~ Provérbios 25:20

Comunicar-se dentro do contexto envolve sentir a temperatura emocional dos outros. Preste atenção às expressões faciais, à inflexão de voz, e à postura. Elas dão dicas de como estão a atitude e o humor de uma pessoa.

ENTREGA

Adote um Tom Apropriado

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” ~ Provérbios 15:1

Quando você está emocionalmente atento, você está a meio caminho de uma comunicação eficaz, mas você ainda tem que entregar suas palavras apropriadamente. Muitas vezes o mais importante não é o QUE você fala, mas sim o COMO você fala. Adote um tom adequado para lidar com o estado emocional daqueles à sua volta, e as suas palavras terão o seu efeito desejado.

Fale Persuasivamente

O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.” ~ Provérbios 16:23

O Festival Nacional de Contação de Histórias, que acontece em Jonesborough, no Tennessee (EUA), oferece alguns dos comunicadores mais cativantes daquele país. Escute por um instante, e você vai descobrir traços que os permitem persuadir os espectadores a interessarem-se pelas histórias que eles contam. Entusiasmo. Os contadores de história obviamente gostam do que fazem, expressando-se com alegria e vitalidade. Animação. As apresentações são marcadas por gesticulações e expressões faciais vívidas. Participação do Público. Quase todos os contadores de histórias envolvem o público de alguma forma, pedindo-o para cantar, bater palmas, repetir frases ou fazer gestos e sinais. Espontaneidade. Nenhum dos contadores de histórias leva anotações consigo. O festival é de fato um evento oral. Os contadores de histórias não lêem suas histórias; eles as contam, o que permite que haja um contato visual com a platéia.

Seja Honesto

O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que divulga má fama é um insensato.” ~ Provérbios 10:18

Em um esforço para persuadir, os líderes podem ser tentados a cruzar a fronteira da manipulação. Quando fazem isso, fatos podem ser fabricados ou dilatados enganosamente. Mentiras acrescentam complexidade à vida, já que o mentiroso precisa operar sob a capa da falsidade. Eventualmente, as mentiras acabam sendo descobertas e minam a credibilidade. Os líderes protegem o seu caráter usando discrição em sua linguagem. Eles falam sinceramente, mesmo quando a honestidade tem um preço alto.

RESUMO
Uma má comunicação é a culpada número um dos relacionamentos fracassados – no trabalho e em casa. Como os relacionamentos são a fundação do sucesso, os líderes devem investir nas habilidades de comunicação de contexto e entrega. Domine-as, e você ganhará favores mais facilmente, fará amigos mais rapidamente, e será capaz de motivar os outros de maneira mais eficaz.

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