sexta-feira, 2 de maio de 2008

Iniciativa, por Dr. John C. Maxwell (tradução de Fabio Rosa)

É um clichê dizer que “toda jornada começa com o primeiro passo”, mas, ainda assim, isso é verdade. Os líderes não esperam que tudo esteja perfeito antes de seguir adiante. Eles não esperam que todos os problemas ou obstáculos desapareçam. Eles não esperam até que o seu medo passe. Os líderes tomam iniciativa.

Os líderes conhecem o segredo do momentum: uma vez que você dá o primeiro passo, e começa a mover-se adiante, tudo torna-se mais claro e mais fácil. Se o momentum torna-se grande o suficiente, os problemas começam a resolver-se sozinhos, e novas oportunidades surgem. Mas os benefícios do momentum só aparecem uma vez que os líderes tomem iniciativa.

Como líderes, por que somos, às vezes, tímidos e hesitantes, quando deveríamos estar entrando em ação? Em minha experiência e observação, há seis causas principais para a essa procrastinação.

SEIS CAUSAS DA PROCRASTINAÇÃO

1. Nós hesitamos em realizar tarefas das quais não gostamos.

Para mim, cuidar do jardim sempre foi algo extenuante. Eu não encontro qualquer prazer nisso, e há um milhão de outras coisas nas quais que eu prefiro investir o meu tempo. Logo que eu me casei, eu procrastinava cortar a grama até que ela estivesse como uma pequena floresta. Eu sabia que cortá-la daria à minha casa uma melhor aparência, e agradaria à minha esposa, mas eu abominava dedicar a isso o meu tempo e a minha atenção.

2. Nós hesitamos em realizar atividades nas quais não somos bons em fazer.

Eu aprecio as artes, e sou fascinado por pessoas altamente criativas. Entretanto, não sou particularmente talentoso em pintura, desenho ou em projetar algo no papel. É por essa razão que eu evito me responsabilizar por qualquer tipo de decoração. Eu aprecio uma árvore-de-natal finamente enfeitada, ou um quarto decorado com requinte, mas eu simplesmente não sou bom em fazer as coisas terem uma boa aparência. Em conseqüência, eu vou sempre adiar a decoração de qualquer coisa ou ambiente o máximo que eu puder.

3. Nós hesitamos em fazer o que não estava em nossas agendas.

É da natureza humana acostumar-se com o cotidiano. Quando mudanças nas circunstâncias tornam nossos planos obsoletos, nós resistimos em fazer ajustes. Nós teimanos em manter nosso curso de ação antigo, e evitamos mudar nosso comportamento.

4. Nós hesitamos em procurar solucionar situações que tendem a tornar-se conturbadas.

Um exemplo clássico é o confrontamento. É difícil dizer a alguém aquilo que ele não quer ouvir, e ao quê, provavelmente, não reagirá bem quando lhe dissermos. Temendo pelas possíveis conseqüências, nós embromamos e procrastinamos, ao invés de iniciar o confrontamento.

5. Nós hesitamos em cuidar de uma tarefa que demande grande esforço, e proporcione pouco resultado.

Como líderes, somos programados para buscar sempre o maior benefício, pelo menor custo. O mesmo vale para o nosso tempo. Queremos investi-lo lucrativamente. Assim, eu sempre hesitei em empregar energia em relacionamentos com alto “custo de manutenção”, ou em investidores que não contribuem muito para a organização.

6. Nós hesitamos em colocar o pé em coisas que não compreendemos.

É como diz o ditado, “Você não pode ensinar novos truques a um velho cão.” A minha geração precisou começar a lidar com novas tecnologias que evoluíam rapidamente, e isso não foi fácil. Eu não compreendo muitas das funções dos novos sistemas de GPS, iPods, ou PDA's, e conseqüentemente, eu procrastino em adotá-los em minha vida – apesar de saber que poderiam ser muito úteis para mim.

VISÃO E VALORES – OS ANTÍDOTOS PARA A PROCRASTINAÇÃO

O autor John Kotter diz: “A maioria das pessoas não conduzem suas vidas, elas apenas aceitam suas vidas.” Os líderes são exceção. Nos olhos de suas mentes, eles têm uma visão clara de exatamente onde querem chegar. Mantendo essa visão em evidência nas suas mentes, os líderes desenvolvem prioridades, mantém o foco, e criam um senso de urgência. A visão torna-se a força motriz por trás de tudo que um líder faz.

Líderes com uma visão clara são ativos, ao invés de serem passivos. Enquanto a maioria das pessoas seguem o caminho que lhes oferece menor resistência, os líderes visionários recusam-se a adaptar-se àquilo que é comfortável ou fácil. Eles moldam o seu próprio mundo ao invés de ajustar-se ao molde do mundo.

Além de seguirem sua visão, os líderes programam e planejam suas vidas fielmente em torno de seus valores essenciais. Líderes estão sintonizados com o que sentem que é importante na vida, e alinham suas atividades de forma a refletir essas crenças. Os seus valores ditam o que eles farão, o que eles vão evitar, e onde eles vão investir seu recurso mais precioso – o seu tempo.

O PODER DE DESISTIR

Você pode já ter ouvido o ditado, “Desistentes nunca vencem, e vencedores nunca desistem.” Nada poderia estar mais distante da verdade! Os líderes são desistentes estratégicos. Eles evitam a todo custo aquelas atividades que não se alinham com a sua visão ou seus valores. Eles conhecem o poder do “NÃO” quando deparam-se com oportunidades que ameaçam afastá-los de seus objetivos.

Eu desisti de muitas coisas em alguns momentos durante minha jornada na liderança: aconselhar, administrar, controlar, agradar às pessoas, e outras. E desistir delas foi saudável para mim porque eu sempre desisti pelas razões certas.

RAZÕES VÁLIDAS PARA DESISTIR

Você desiste de algo que você não faz bem, para começar algo que você faz bem.

Você desiste de algo pelo quê não é apaixonado, para fazer algo pelo quê tem paixão.

Você desiste de algo que não faz qualquer diferença, para fazer algo que faz a diferença.

RESUMO

Para conquistar mais influência, tomar a iniciativa é um pré-requisito. Os líderes avançam quando têm claros os seus valores e sua visão. Conhecer seus próprios objetivos lhes dá um ponto de partida e uma razão para agir. Removendo as distrações e o “entulho” de suas agendas, os líderes reconhecem o poder de desistir estrategicamente. Libertos das algemas de sobrecarregarem-se com compromissos demais, os líderes são capazes de escolher os sonhos que perseguem, ao invés de serem levados pela correnteza das circunstâncias da vida.

--
Fabio Rosa é Analista de Sistemas em Fortaleza, CE, e trabalha com uma empresa multinacional cuja missão é mudar a vida das pessoas, oferecendo a melhor oportunidade de negócios do mundo, a ajudando-as a montar um empreendimento de sucesso, que lhes proporcione desde uma renda extra até mesmo sua independência financeira. Para contatá-lo, ou para obter mais informações sobre como ganhar dinheiro extra, ganho extra ou renda extra, através de uma oportunidade de negócios séria e ética, onde pode-se trabalhar em casa, no seu tempo livre, em tempo parcial, visite seu site em http://QueroMaisRenda.Com.

Nenhum comentário: